O Tribunal Superior do Trabalho e um banco assinaram um acordo de cooperação técnica para a redução de litigiosidade e a racionalização dos processos do banco em trâmite no TST, com possibilidade de extensão para todos os Tribunais Regionais do Trabalho.
Atualmente, o banco possui cerca de 58 mil processos em toda Justiça do Trabalho, sendo o primeiro no ranking dos maiores litigantes do Brasil.
Contudo, o acordo pretende encerrar 2.200 desses processos que tramitam no TST. Além disso, a instituição financeira irá rever as políticas internas e identificar os processos que já poderiam ter desistido.
Durante essa reunião, o vice-presidente do TST, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, ressaltou a importância da adesão desse acordo por outras empresas, visando um equilíbrio social e uma cooperação técnica.
Inclusive, os acordos realizados com outros bancos estão proporcionando excelentes resultados para a Justiça do Trabalho e na última Semana Nacional de Conciliação Trabalhista foram homologados 23 mil acordos e arrecadados mais de R$ 1 bilhão.
Data: 09/10/23