O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) está fazendo em todo o país uma revisão em benefícios do antigo auxílio-doença (hoje chamado de incapacidade temporária). 170 mil beneficiários terão que enviar novos documentos e agendar perícias para comprovar que ainda precisam da ajuda financeira. As cartas informando da revisão já foram distribuídas aos beneficiários com os prazos para fazer as atualizações. Quem não atualizar os dados corre o risco de ter o benefício suspenso.
Confira abaixo algumas das principais dúvidas sobre a revisão de benefício.
Recebi a carta, o que devo fazer?
Assim que receber a carta, o beneficiário deve acessar o Meu INSS (gov.br/meuinss) pelo site ou aplicativo de celular (no Google Play ou App Store) e clicar na opção “Agendar Perícia”.. Na sequência, escolher “Perícia de prorrogação”, e seguir os passos. O INSS incentiva que o envio de documentos seja realizado por meio do Meu INSS (site ou aplicativo), no campo “Atualização de Dados de Benefício”. Também é possível fazer a regularização presencialmente. O segurado deve ligar para o telefone 135 e escolher a opção “Entrega de Documentos por Convocação” e agendar atendimento na agência do INSS mais próxima de sua residência.
Imagem: Reprodução UOL
Qual o prazo para fazer a regularização?
São 30 dias. Como as primeiras cartas começaram a ser entregues no dia 30 de junho, e o prazo só começa a contar a partir do momento em que os Correios notificarem o recebimento, o INSS estima que os primeiros prazos se esgotaram agora em agosto.
Não recebi a carta. Aconteceu algo?
Provavelmente não. O INSS explicou que o fato de não ter recebido a carta significa que a pessoa não entrou na lista de revisão e está com todos os documentos em ordem.
Não tenho certeza se meu endereço está correto. O que fazer
A orientação do INSS é que o beneficiário ligue para o telefone 135, mas também é possível consultar o cadastro pelo site/aplicativo Meu INSS. Para isso, o usuário deve se logar no Meu INSS, e clicar em “Meu Cadastro”. Rolando a página, é possível consultar o endereço atual. Se ele estiver certo, é só aguardar.
Imagem: Reprodução UOL
Preciso alterar meu endereço. Como fazer?
O beneficiário deve fazer o login no Meu INSS e clicar na opção “Alteração cadastral”. Deve colocar as alterações que foram realizadas, e enviar os documentos que são solicitados — é possível tirar fotos e mandar pelo próprio aplicativo. Se estiver no site, é só clicar em “Meu Cadastro”, descer até o campo de endereço e clicar em “Editar dados de contato” As mudanças são confirmadas após a verificação dos novos documentos, o que pode demorar de três a cinco dias.
10/08/2021
Fonte: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/08/10/inss-faz-revisao-de-auxilio-doenca-quem-precisa-fazer-qual-o-prazo.htm