O retorno ao trabalho presencial aterroriza milhares de trabalhadores que temem ser infectados pelo coronavírus. As empresas são obrigadas a garantir a saúde do funcionário dentro do local de trabalho. Segundo a Procuradora, Sofia Vilela, do MPT de São Paulo: “O empregador é responsável por garantir um ambiente do trabalho seguro e saudável. Como a gente está no meio de uma pandemia, é público e notório que submeter funcionários a um ambiente de muita concentração de pessoas pode gerar um grande risco de contaminação”.
Mas, o que as empresas devem oferecer?
As regras de segurança e saúde não são as mesmas para todas as empresas, pois os protocolos variam de acordo com o setor em que a empresa atua, o tipo de trabalho, o município em que ela está localizada. Porém, é necessário que as empresas forneçam equipamentos de proteção individual, álcool em gel, além de garantir o distanciamento no local de trabalho.
Além disso, é preciso que, primeiro, as empresas tenham um plano de retorno ao trabalho presencial, de preferência respaldado por consultoria especializada. O ideal é a empresa manter em trabalho remoto todas as pessoas que fazem parte do grupo de risco, como maiores de 60 anos, grávidas, pessoas com doenças crônicas.
Data: 02/07
Fonte:
https://anjosramos.com.br/wp-
https://6minutos.com.br/