A Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional vem atingindo profissionais de vários setores em decorrência do trabalho excessivo e desgastante. Esses casos aumentaram diante da situação de pandemia.
Devido ao esgotamento mental e físico, causado pelo trabalho excessivo em frente às telas de computador, o número de trabalhadores diagnosticados com burnout vem aumentando. Especialistas apontam a ansiedade, frustração e o acúmulo de funções, durante a pandemia, como agravantes.
O Burnout é marcado por um cansaço antes mesmo de iniciar o trabalho, o que pode levar a quadros mais graves ao longo do tempo, como o da depressão. Tais sintomas estão afetando, principalmente, os professores.
Mas, como evitar o esgotamento e o cansaço crônico?
Especialistas aconselham acrescentar atividades revigorantes e prazerosas à rotina para evitar o desgaste mental. Além disso, existem exercícios de concentração para observar os sentimentos e emoções que ajudam na tomada de decisões, os quais podem ser essenciais para os trabalhadores, em especial aos professores.
Confira o exercício proposto pela instrutora de mindfulness Mariana Matias, do Educadores Presentes, no Podcast do Folha na Sala (https://bit.ly/3ncL8gX). Ela ensina um exercícios que podem ser realizados por 3 min e que evitam os sintomas de esgotamento. Primeiro parar tudo que se está fazendo, observar o seu redor, respirar e voltar ao trabalho mais calmo.
Data: 09/11/2020
Fonte: https://blog.psicologiaviva.