Notícias Anjos Ramos

Justiça do Trabalho registra aumento em ações por assédio moral no ano de 2021

No mês em que é comemorado o Dia do Trabalho, um levantamento obtido pela GloboNews mostra que houve um aumento no ano de 2021 de 2,6%, em comparação com 2020, referente aos processos de assédio moral. No primeiro trimestre de 2022, o TRT-2 também registrou 2.945 reclamações reminiscentes ao mesmo assunto, onde os principais acusados costumam ser os chefes diretos das vítimas.

Dentre as categorias que estão presentes nos processos de assédio moral, varejistas, limpeza, segurança e vigilância, telecomunicações, restaurantes e bares lideram o ranking das ações trabalhistas.

Vale destacar que as doenças ocupacionais também tiveram um crescimento de 8,2% nos registros de ações trabalhistas no TRT-2 entre 2020 e 2021, passando de 8.446 para 9.138 ações nos dois períodos. Especialistas explicam que o assédio moral pode ser entendido como o tipo de violência em que determinada pessoa física ou jurídica humilha, constrange, ofende e ataca a dignidade da outra.

O aumento das queixas por assédio moral mostra a nova postura por parte dos empregados que vão à Justiça requerer seus direitos e como consequência, uma nova estruturação dos empregadores, uma vez que a sociedade deve compreender que o ambiente de trabalho precisa se tornar mais saudável e menos violento ou competitivo.

Esse novo momento trabalhista, também reforça a necessidade de investir em mecanismos que mudem a cultura da empresa para promover um ambiente de igualdade e de oportunidades semelhantes. Posto que empresas que atuam na prevenção gastam menos, pois possuem trabalhadores mais satisfeitos e produtivos, gerando um efeito de “cascata” positivo.

Data: 03/05/2022
Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/05/01/em-um-ano-justica-do-trabalho-em-sp-registra-16-mil-acoes-por-assedio-moral-e-tem-alta-de-82percent-em-acoes-por-doencas-ocupacionais.ghtml

Posts recentes

CATEGORIAS