Notícias Anjos Ramos

Acordo trabalhista extrajudicial é um modelo de solução eficiente e segura

Essa forma de conciliação permite que as partes, cada uma com o auxílio de seu próprio advogado, cheguem em um consenso sem a necessidade de entrar na Justiça para discutir valores. O juiz do trabalho se encarrega apenas de homologar o acordo feito pelas partes.

Como funciona?
O trabalhador que teve seus direitos desrespeitados procura um advogado da sua confiança que defenderá os seus interesses na negociação com a empresa. Se chegarem a um ajuste, deve ser feita uma petição conjunta, que será levada para homologação de um juiz do trabalho. Essa homologação traz segurança jurídica e torna o acordo um título judicial.

Quais as vantagens?
Resolução mais rápida do conflito, economizando com gastos processuais, além de os próprios interessados construírem a solução.

O acordo extrajudicial é obrigatório?
O empregado não pode ser obrigado a realizar acordo extrajudicial e, sempre que seus direitos não forem respeitados, poderá reclamar na Justiça do Trabalho.

Data: 30/11/2020
Fonte: https://www.linkedin.com/posts/trtsp2_conciliaaexaeto-homologaaexaeto-acordoextrajudicial-activity-6737388530567282688-DpSA

Posts recentes

CATEGORIAS