Fale agora mesmo com um advogado especialista

Em processo analisado pela 7ª Vara do Trabalho de São Bernardo do Campo, condenando o banco ao pagamento de parcela salarial “por fora” dos contracheques, com integração ao complexo remuneratório obreiro e o pagamento dos reflexos sobre verbas contratuais e rescisórias.

Reconhecimento do Pagamento de Pagamento de Parcela Salarial “Por Fora”

Durante todo o contrato de trabalho o reclamado efetuou pagamentos “por fora”, através de uma “conta garantida” criada para a obreira, pois, no momento de sua admissão, foi acordado um valor superior ao que o reclamado registraria em sua CTPS.

O reclamado procedia da seguinte forma: Primeiramente, abria uma conta garantida em nome da reclamante e realizava o depósito de um determinado valor na forma de empréstimo, permitindo apenas o saque mensal aproximado daquele valor, não podendo realizar saque maior do que o valor previamente combinado como salário.

O banco alegou que os valores depositados mensalmente tratavam-se do Programa de Participação nos Resultados (PPR). Apresentada defesa indireta de mérito, incumbia ao reclamado demonstrar que a quantia adicional paga à reclamante possuía natureza de adiantamento de participação nos lucros e resultados, por se tratar de fato modificativo do direito obreiro, nos termos dos arts. 818 da CLT e 373, II, do NCPC, encargo do qual não se desvencilhou a contento, pois não produziu nenhuma prova documental ou oral, em socorro à tese defensória.

Nesse quadro, à míngua de prova acerca da norma coletiva instituidora da aludida PLR e confessada a periodicidade mensal da parcela paga à reclamante, em desacordo com a legislação de regência sobre o tema, concluiu-se por sua natureza salarial, ainda que pactuada mediante ajuste tácito e por mera liberalidade do empregador, nos termos da Súmula n.º 152 do C. TST.

Isto posto, julgou-se procedente o pedido para reconhecer o pagamento de parcela salarial “por fora”.

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Related Posts

Notícias Recentes

Juíz concede indenização a viúva e filha pela perda do trabalhador vítima de doença ocupacional
22 de novembro de 2023
Mantida incidência de adicional noturno sobre prorrogação da jornada
10 de novembro de 2023
Filhos de empregada falecida podem receber valores decorrentes de adesão ao PDV
9 de novembro de 2023