Fale agora mesmo com um advogado especialista

Após o alto índice de desemprego e disparada de preços em 2021, os trabalhadores perderam o poder de compra e esta queda pode gerar efeito cascata, ameaçando a recuperação econômica no pós-pandemia.

Os índices de inflação e desemprego no Brasil e 49,8% dos 12.334 reajustes salariais negociados de janeiro a outubro deste ano ficaram abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Ou seja, ofereceram menor poder de compra ao trabalhador.

Segundo uma pesquisa do IBGE, após a pandemia, o rendimento médio mensal do brasileiro caiu 3,4% e chega ao menor valor desde 2012. A parcela de 1% com maior renda no Brasil recebe quase 35 vezes mais que a metade dos mais pobres – e essas famílias usam a reserva financeira para pagar contas e dívidas, já as classes mais favorecidas financeiramente querem viajar.

Referente ao IPCA, a inflação oficial ficou em 1,25% em outubro e atingiu 10,67% em 12 meses.

Além disso, 10% (1.321) dos acordos de reposição inflacionária foram parcelados e pago aos poucos pelos empregadores — um salto de sete vezes (199) em relação ao mesmo período de 2020, informou o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Especialistas afirmam que o mercado de trabalho atravessou um período de extrema dificuldade por conta da pandemia da Covid-19 e, mesmo com o avanço da vacinação, não conseguiu se recuperar e os setores mais afetados foi o de hotelaria e alimentação, seguido pelo de serviços domésticos, entretanto, o cenário tende a ser mais positivo no próximo ano.

Data: 20/11
Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/11/20/metade-dos-reajustes-salariais-negociados-ate-outubro-nao-repoe-a-inflacao-saiba-como-isso-afetara-2022.ghtml

Related Posts

Leave a Reply

Notícias Recentes

Juíz concede indenização a viúva e filha pela perda do trabalhador vítima de doença ocupacional
22 de novembro de 2023
Mantida incidência de adicional noturno sobre prorrogação da jornada
10 de novembro de 2023
Filhos de empregada falecida podem receber valores decorrentes de adesão ao PDV
9 de novembro de 2023