Fale agora mesmo com um advogado especialista

Em 2017, uma analista bancária ajuizou uma reclamação trabalhista por ter sido coagida a firmar o acordo, que previa “unilateralmente que o trabalhador concordava em estender sua jornada por mais duas horas diariamente”. Nos autos, a empregada pediu a nulidade do acordo, por entender que a jornada suplementar só pode ocorrer de forma excepcional, e não de forma permanente.

O banco, por outro lado, contestou e afirmou que não via nenhuma ilegalidade no acordo e que as horas extras “foram pagas de forma suplementar, com o devido acréscimo legal”.
Ao julgar o caso, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) considerou que não se tratava de pré-contratação, pois o acordo fora assinado um ano depois da contratação, uma vez que a analista fora contratada em julho de 2012 e o acordo afirmado apenas em março de 2013.

De acordo com a Súmula 199 do TST, é nula a contratação do serviço suplementar quando da admissão do bancário, e os valores assim ajustados apenas remuneram a jornada normal, sendo devidas as horas extras com o adicional de, no mínimo, 50%.

Por fim, na sessão de julgamento, o relator do recurso de revista da bancária explicou que a Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1), órgão responsável pela uniformização da jurisprudência do TST, ao interpretar a Súmula 199, concluiu que a pré-contratação não se dá, necessariamente, no início do vínculo. Pontuou, ainda, em seu voto, diversos precedentes no sentido da nulidade quando for evidenciada a intenção do empregador de fraudar a aplicação da primeira parte da súmula.

A decisão foi unânime.

Data: 06/04/2022

Fonte: https://www.tst.jus.br/web/guest/-/acordo-que-previa-pagamento-de-duas-horas-extras-di%C3%A1rias-a-banc%C3%A1ria-n%C3%A3o-tem-validade

Related Posts

Leave a Reply

Notícias Recentes

Juíz concede indenização a viúva e filha pela perda do trabalhador vítima de doença ocupacional
22 de novembro de 2023
Mantida incidência de adicional noturno sobre prorrogação da jornada
10 de novembro de 2023
Filhos de empregada falecida podem receber valores decorrentes de adesão ao PDV
9 de novembro de 2023