Fale agora mesmo com um advogado especialista
Recentemente, a mídia vem reportando desligamentos em massa de pequenas e médias empresas, especialmente nas “startups“. Sendo um período delicado para quem é demitido, existem direitos previstos em lei para que o empregado não fique sem suporte algum até o momento de uma nova recolocação profissional.  Informações divulgadas pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mostram que o primeiro trimestre de 2021 terminou com uma taxa de desemprego na ordem de 14,7%, o recorde da série histórica, que teve o seu início em 2012.
No texto abaixo, trouxemos os principais direitos para o empregado que foi desligado sem justa causa. Por ser um ato de vontade unilateral do empregador, a empresa deve pagar mais benefícios ao trabalhador como uma forma de recompensa pelo desligamento.
Aviso Prévio e Aviso Proporcional
O aviso prévio consiste na comunicação antecipada por parte da empresa em relação à demissão em que deve informar que o colaborador estará dispensado após um devido período e é proporcional ao tempo de serviço do colaborador.  A constituição prevê 3 dias para cada ano, com prazo máximo de 90 dias, se o colaborador tiver menos de um ano de trabalho para a empresa, o aviso mínimo é de 30 dias.
Caso a empresa não queira que o colaborador cumpra o expediente por esse prazo, terá que indenizar o valor correspondente a um mês de salário e poderá dispensar a pessoa imediatamente.
Acerto do salário, férias e décimo terceiro
A empresa deverá também pagar os dias trabalhados do mês atual, horas extras, o valor das férias e do décimo terceiro proporcional. No caso em que existam férias vencidas, o empregador terá que pagá-las em dobro e acrescentar também a proporcionalidade que ainda não venceu, mas de forma simples. Importante salientar que nas férias existe o adicional constitucional de um terço do valor.
FGTS com multa
Entre os direitos do trabalhador demitido sem justa causa, a retirada do FGTS é uma importante possibilidade, mas a legislação também prevê que a empresa pague 40% de multa sobre o valor depositado como fundo de garantia.
Seguro-desemprego
O trabalhador demitido sem justa causa tem direito a receber o seguro-desemprego da Previdência Social. O objetivo é possibilitar uma ajuda financeira durante o prazo em que a pessoa busca por uma nova oportunidade no mercado de trabalho.
No entanto, para poder contar com esse benefício, é necessário que tenha trabalhado pelo menos 18 meses para a sua primeira solicitação.

Para a segunda solicitação, precisa ter trabalhado 9 meses e, a partir daí, pelo menos 6 meses com carteira assinada.

Ainda está com dúvidas? 

 

Related Posts

Leave a Reply

Notícias Recentes

Juíz concede indenização a viúva e filha pela perda do trabalhador vítima de doença ocupacional
22 de novembro de 2023
Mantida incidência de adicional noturno sobre prorrogação da jornada
10 de novembro de 2023
Filhos de empregada falecida podem receber valores decorrentes de adesão ao PDV
9 de novembro de 2023