A carteira de trabalho digital foi criada em 2017, passando a substituir o documento físico em 2019. A versão digital pode ser acessada no site ou pelo aplicativo CTPS Digital. Assim como a versão física, a carteira de trabalho digital contém todas as informações contratuais e dados pessoais.
No documento também são cadastrados os registros dos trabalhos em regime CLT, sendo a principal prova para o acesso aos direitos trabalhistas legais.
As principais vantagens da versão digital são:
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Facilita os registros contratuais no eSocial;
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Não há risco de perda ou rasura do documento;
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As informações são atualizadas em tempo real;
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Agiliza a entrada ao seguro-desemprego;
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Solicitação bem menos burocrática;
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Rápido acesso a todo o histórico trabalhista de uma pessoa;
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Ajuda a evitar problemas na concessão de aposentadorias.
Para ter acesso a sua carteira de trabalho digital, siga esses passos:
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Acesse o site do Governo Federal;
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Selecione a opção “Obter a Carteira de Trabalho”;
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Clique em iniciar e faça seu cadastro;
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Informe seus dados pessoais;
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Responda o questionário e aguar o e-mail com sua senha temporária;
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Faça o acesso ao Portal Emprega Brasil e altere sua senha;
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Comece a usar sua carteira de trabalho digital.