Notícias Anjos Ramos

 Você sabe como funciona a carteira de trabalho digital?

A carteira de trabalho digital foi criada em 2017, passando a substituir o documento físico em 2019. A versão digital pode ser acessada no site ou pelo aplicativo CTPS Digital. Assim como a versão física, a carteira de trabalho digital contém todas as informações contratuais e dados pessoais.

No documento também são cadastrados os registros dos trabalhos em regime CLT, sendo a principal prova para o acesso aos direitos trabalhistas legais.

As principais vantagens da versão digital são:

  • Facilita os registros contratuais no eSocial;

  • Não há risco de perda ou rasura do documento;

  • As informações são atualizadas em tempo real;

  • Agiliza a entrada ao seguro-desemprego;

  • Solicitação bem menos burocrática;

  • Rápido acesso a todo o histórico trabalhista de uma pessoa;

  • Ajuda a evitar problemas na concessão de aposentadorias.

Para ter acesso a sua carteira de trabalho digital, siga esses passos:

  1. Acesse o site do Governo Federal;

  2. Selecione a opção “Obter a Carteira de Trabalho”;

  3. Clique em iniciar e faça seu cadastro;

  4. Informe seus dados pessoais;

  5. Responda o questionário e aguar o e-mail com sua senha temporária;

  6. Faça o acesso ao Portal Emprega Brasil e altere sua senha;

  7. Comece a usar sua carteira de trabalho digital.

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