Você sabe quais ações trabalhistas garantem o aumento da sua aposentadoria?

Aposentados que conseguem na Justiça uma verba de natureza salarial que o ex-empregador concedeu podem usar o processo trabalhista para aumentar a renda previdenciária. Para pedir a correção do cálculo do benefício ao INSS ou à Justiça é preciso ficar atento ao prazo de dez anos que começa a ser contado a partir da concessão da aposentadoria pelo instituto.

Entre as principais ações que os aposentados usam para aumentar o benefício estão as de reconhecimento de vínculo trabalhista, de horas extras e de aviso prévio. Abaixo as principais questões trabalhistas que podem aumentar sua aposentadoria:
· Hora Extra

· Gorjetas

· Reconhecimento de Vínculo

· Salário Maior

· Adicional de Insalubridade

· Adicional de Periculosidade

· Adicional Noturno

· Aviso-Prévio Trabalhado

Ao conquistar as verbas trabalhistas na Justiça do Trabalho, o aposentado terá esses valores somados aos seus salários da época, atualizando o seu salário de contribuição do INSS. Para ter a aposentadoria recalculada neste tipo de revisão é preciso apresentar ao INSS a cópia integral da ação trabalhista.

É importante lembrar que quem já recebe aposentadoria sobre o teto do INSS (R$ 6.433,57, em 2021), não terá aumento na renda. Outro foco de atenção é no pedido de reanálise da aposentadoria. O INSS irá verificar todo o processo de concessão novamente.

Data: 20/09/2021
Fonte: https://agora.folha.uol.com.br/grana/2021/08/veja-acoes-trabalhistas-que-garantem-o-aumento-da-aposentadoria-do-inss.shtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *